Escola de espectadores do Paraná se reúne em Londrina com o G2 Cia de Dança!
- Kaos Imaginário
- 9 de out.
- 3 min de leitura
Acreditamos que a cultura é um encontro. Um momento em que histórias, gerações e emoções se cruzam para criar algo novo. E foi exatamente isso que aconteceu em Londrina, durante uma noite inesquecível que uniu o público da melhor idade de Jacarezinho, Londrina e Maringá em uma experiência artística transformadora.
Dentro do nosso eixo **Caminhos da Arte**, que dedica um olhar especial para o público acima de 60 anos, a Escola de Espectadores do Paraná, em parceria com o Festival de Dança de Londrina, proporcionou um encontro que ficará na memória. Cerca de 150 idosos tiveram a oportunidade única não apenas de assistir, mas de *viver* o espetáculo **“GAG – Uma livre adaptação de Heinrich Von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”**, da G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra.
Para a Escola de Espectadores, a experiência artística vai além da poltrona do teatro. O nosso objetivo é desenvolver um olhar crítico e sensível, e isso começa nos bastidores. Antes da apresentação, os participantes foram convidados a um tour exclusivo pelo Cine Teatro Universitário Ouro Verde. Eles pisaram no palco, conheceram o cenário e, o mais importante, conversaram de perto com os bailarinos da G2 Cia. de Dança.
Essa troca horizontal, onde o público se conecta com o artista, é a essência do nosso projeto. Para muitos, foi a primeira vez em uma casa de espetáculos. A emoção era visível nos olhos e nas palavras de quem estava ali.
> "É a primeira vez que assisto a um teatro de verdade. Fiquei muito comovida pela produção, pela beleza dos figurinos. Foi um privilégio estar aqui", compartilhou Mercedes Rocha Ferrari, de 69 anos.
A fala de Dona Mercedes reflete o poder que a arte tem de abrir novas portas, independentemente da idade. A cultura não tem prazo de validade; ela é um alimento para a alma em todas as fases da vida.
O espetáculo "GAG" não poderia ser mais inspirador. Apresentado pela G2, a única companhia pública de dança sênior da América Latina, a montagem dirigida por Gabriel Villela encantou uma plateia de mais de 650 pessoas. A força e a sensibilidade dos bailarinos, a maioria também com mais de 60 anos, geraram uma conexão imediata com o nosso público.
> "Eu tô emocionada! Pra mim, sou eu que estou lá no meio do teatro, é muito emocionante. Faz bem para a cabeça e para a alma", afirmou Maria Madalena Monteiro, de 80 anos.
Ver artistas maduros, donos de seus corpos e de suas narrativas, ocupando o palco com maestria, é uma mensagem poderosa. Valida a experiência, celebra a maturidade e reforça a ideia de que nunca é tarde para sonhar, criar e se expressar. Como ressaltou Eliana Moura Peixoto, líder de um dos grupos, ações como esta fortalecem a autoestima e trazem saúde mental para a terceira idade, um público que merece todo o nosso reconhecimento e valorização.
A Escola de Espectadores do Paraná, uma iniciativa do Teatro Kaos com patrocínio da PNAB, Secretaria de Cultura do Paraná e Ministério da Cultura, segue firme em sua missão: transformar a relação das pessoas com a arte. Queremos que cada espetáculo, filme ou oficina seja mais do que entretenimento; que seja um ponto de partida para o diálogo, a reflexão e o desenvolvimento de um olhar mais atento e crítico sobre o mundo.
A noite em Londrina, repleta de aplausos, sorrisos e lágrimas de emoção, nos mostrou que estamos no caminho certo. Como disse Anésia Soares, uma das participantes, "Teatro é isso: alegria". E é essa alegria que queremos continuar compartilhando por todo o Paraná.
Acompanhe nossas redes sociais e nosso site para não perder as próximas ações do projeto.
Comentários